sexta-feira, 29 de abril de 2011
SAMBA
O samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.
Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano[4] e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos da África e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco,[5][6] foi uma das bases para o samba carioca.
Apesar existir em várias partes do país - especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde esse formato de samba nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, que a dança praticada pelos escravos libertos entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular. Desta forma, ainda que existissem diversas formas regionais de samba em outros partes do país, samba carioca urbano saiu da categoria local para ser alçado à condição de símbolo da identidade nacional brasileira durante a década de 1930.
inglês
Samba is a musical genre, from which derives a kind of dance with African roots that emerged in Brazil and considered a major Brazilian popular cultural events.
MARACATU
Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e europeia. Surgiu em meados do século XVIII.
inglês
Maracatu is a cultural manifestation of the folk music african Pernambuco-Brazil. It is formed by a percussion that accompanies a royal procession. Like most popular events in Brazil, is a mixture of cultures indigenous, African and European. Emerged in the mid eighteenth century.
CAPOEIRA
Raízes africanas
A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas
No Brasil
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.
Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.
A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.
Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.
Três estilos da capoeira
A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.
CULTURA YORUBA
Nas tradições Yoruba, o universo é
visto como um vaso com tampa, geralmente, uma cabaça ou uma tigela de madeira
esférica.
A metade superior denota o céu, que é o mundo espiritual eo domínio do criador supremo Olodumaré. A metade inferior
A metade superior denota o céu, que é o mundo espiritual eo domínio do criador supremo Olodumaré. A metade inferior
representa o mundo físico. É o domínio da deusa da terra Ile
e é habitada por seres humanos, divindades e outras criaturas.
Os seres humanos alcança o divino através de rituais e oferendas dedicadas a
deuses e espíritos inferiores. Como o vaso com tampa, a bandeja da adivinhação
"opon ifa" serve como um modelo do mundo Yoruba. Seu centro de
recesso marca um cruzamento do céu e da terra, e sua borda talhada cheio de
imagens refere-se a aspectos Yoruba, história, mito, e da vida cotidiana.
A primeira observação notável da
Yorubaland é a riqueza ea variedade da cultura, o que é ainda mais visíveis
pela estrutura urbanizada social do assentamento yorubá. O yorubá gostam de
cerimônias de nomeação, casamento, títulos chefia, celebração da vida em morte
etc, Estas ocasiões são usados para mostrar a riqueza da cultura. Músicos
tradicionais estão sempre à mão para enfeitar as ocasiões com o ritmo pesado de
tambor falante e percussão; cantores de louvor e griôs estão lá para adicionar
sua visão histórica sobre o significado da cerimônia, e, claro, as variedades
de cores do povo yoruba.
Acultura afro-brasileira eo conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos.
90 milhões de pessoas na Argentina, República do Benin, Brasil, Cuba, França, Alemanha, Gana, Haiti, Jamaica, México, Nigéria, Serra Leoa, Togo, Trinidad, Tobago, Reino Unido, Eua, e Venezuela, Praticam essa Cultura
Oso, oogun ika ou oogun
buburu referem-se a magia feitiçaria ou mau. Envolvem as tentativas de ferir
uma pessoas ou destruir sua propriedade por meio do uso de rituais negativos.
Oogun, egbogi e isegun referem-se a magia. Quando mágica é usada para curar ou prevenir a doença, isto é chamado de medicina. Tentativa de proteger uma pessoa de feitiçaria, melhorar a sua situação financeira, trazendo boa sorte, etc, são referidos como mágica.
Dentro de Ifá, orisa, existem inúmeras cerimônias e rituais utilizados para proteção pessoal, melhorando a saúde do indivíduo.
Oogun, egbogi e isegun referem-se a magia. Quando mágica é usada para curar ou prevenir a doença, isto é chamado de medicina. Tentativa de proteger uma pessoa de feitiçaria, melhorar a sua situação financeira, trazendo boa sorte, etc, são referidos como mágica.
Dentro de Ifá, orisa, existem inúmeras cerimônias e rituais utilizados para proteção pessoal, melhorando a saúde do indivíduo.
SAMBADERODA
SAMBA DE RODA
É UMA EXPRESSÃO MUSICAL DA CULTURA AFRO BRASILEIRA COM CANTIGAS LIGADA AO CULTO AOS ORIXAS ,CABOCLOS E A CAPOEIRA
O SAMBA DE RODA TEVE INICIO POR VOLTA DE 1960
CANTIGA DE SAMBA DE RODA
inglês
SAMBA DE RODA
IS AN EXPRESSION OF MUSICAL CULTURE WITH AFRO BRAZILIAN SONGS ON THE cult to CABOCLOS AND POULTRY
SAMBA DE RODA began around 1960
Songs from SAMBA DE RODA
1___________________NA LADEIRA DO CABULA,
NÃO SE PODE MAIS PASSAR
NA LADEIRA DO CABULA,
NÃO SE PODE MAIS PASSAR
SEU ALEIXO TÁ CAÇANDO
HOMEM-MULHER PARA CAPAR
SEU ALEIXO DEIXA EU PASSAR
SEU ALEIXO DEIXA EU PASSAR
SEU ALEIXO DEIXA EU PASSAR..."
2____________________________
O guarda civil não quer a roupa no quarador
O guarda civil não quer a roupa no quarador
Meu Deus onde eu vou quarar???
Quarar minha roupa!!!
Meu Deus onde eu vou quarar???
Quarar minha roupa!!!
3________________________________
O moinho da Bahia queimou
Queimou deixa queimar
O moinho da Bahia queimou
Queimou deixa queimar .
4___________________________________
EU SUBI O MORRO EU DESCI A SERRA,
EU SUBI O MORRO EU DESCI A SERRA
AVISTEI A ONÇA QUASE QUE A ONÇA ME PEGA
AVISTEI A ONÇA QUASE QUE A ONÇA ME PEGA
JONGO
O Jongo é uma manifestação cultural associada a cultura africana no brasil, com grande influencia no samba, samba chamado dança de umbigada com grande influencia no samba de angola, o jongo foi trazido para o Brasil pelos negros bantu do reino de kongo, republica da angola.
inglês
The Jongo is a cultural event associated with culturta Africa in Brazil, with great influence on samba, samba dance called the umbilicus with great influence on the samba de Angola, jongo was brought to Brazil by Bantu negroes of the kingdom of Kongo, the republic of Angola .
1____________
CANTIGAS DE JONGO.
Minha mãe é uma Sereia
Mora no fundo do mar
Eu também sou filha dela, meu Deus do céu
Moro no mesmo lugar...
2______________Ah eu fui na mata
cortar a lenha
eu passei na cachuera
molhei a mão
Senhor da pedreira
benze essa fogueira
Além da fogueira
Ajudai todos os irmãos.
3____________________________
"vovó não qué
casca de coco no terreiro....
porque lhe faz lembrar......
faz lembrar dos tempos de cativeiro"
quinta-feira, 28 de abril de 2011
NO TO RACISM
A Organização das Nações Unidas é a mais significativa instituição internacional, com um compromisso central de promover os direitos humanos, incluindo o anti-racismo e a anti-discriminação.
The United Nations is the most significant international institution, with a core commitment to promote human rights, including anti-racism and anti-discrimination.
Las Naciones Unidas es la institución internacional más importante, con un compromiso fundamental para promover los derechos humanos, en particular contra el racismo y la discriminación.
African culture in school
OUR HISTORY AND LAW.
RACIAL EQUALITY IN EDUCATION
Interdisciplinary projects epac-2009
BLACK CONSCIOUSNESS PROJECT
Education has no color
Interdisciplinary project involving History, Geography, Arts and Physical Education (in accordance with federal law 10,639 of 2003, it became compulsory to teach black history and culture in schools. Its
Objectives: To enhance the black culture in school and society, to understand and appreciate the black child; rediscover the black culture; demystify prejudices concerning provondos religious customs of African culture.
Reason: To celebrate the November 20 Day of Black Consciousness, dedicating the month of November to discuss and reflect on racial differences.
RACIAL EQUALITY IN EDUCATION
Interdisciplinary projects epac-2009
BLACK CONSCIOUSNESS PROJECT
Education has no color
Interdisciplinary project involving History, Geography, Arts and Physical Education (in accordance with federal law 10,639 of 2003, it became compulsory to teach black history and culture in schools. Its
Objectives: To enhance the black culture in school and society, to understand and appreciate the black child; rediscover the black culture; demystify prejudices concerning provondos religious customs of African culture.
Reason: To celebrate the November 20 Day of Black Consciousness, dedicating the month of November to discuss and reflect on racial differences.
CULTURA AFRO NAS ESCOLAS, PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA Educação não tem cor
PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA
Educação não tem cor
PROJETO INTERDISCIPLINAR, envolvendo História, Geografia, Artes e Educação Física (de acordo com a lei federal 10.639 de 2003, tornou-se obrigatório o ensino de História e Cultura negra nas escolas. Tem como
Objetivos: valorizar a cultura negra na escola e na sociedade; entender e valorizar a criança negra; redescobrir a cultura negra; desmitificar preconceitos relativo aos costumes religiosos provondos da cultura africana.
inglês
BLACK CONSCIOUSNESS PROJECT
Education has no color
Interdisciplinary project involving History, Geography, Arts and Physical Education (in accordance with federal law 10,639 of 2003, it became compulsory to teach black history and culture in schools. Its
Objectives: To enhance the black culture in school and society, to understand and appreciate the black child; rediscover the black culture; demystify prejudices concerning provondos religious customs of African culture.
Assinar:
Postagens (Atom)