quinta-feira, 15 de março de 2012

ELEMENTOS DO CORPO HUMANO



Segundo a filosofia religiosa yorubana, o ser humano é composto de quatro elementos ou corpos que
permitem, ao combinarem-se, sua estadia no mundo terreno.
O mais conhecido destes corpos é o físico, denominado "ará" em yoruba. É o corpo material que permite a
plena manifestação do ser humano no plano físico e material da existência.
Outro destes elementos, é o denominado "Ojijí", corpo ou forma telúrica, conhecido em outras escolas
filosóficas como "sombra" ou "corpo astral". Trata-se de um doble exato de nosso corpo físico, que aprende tudo o
que sabemos, adquire todos os nossos costumes, hábitos e vícios; nutre-se dos fluidos exalados pelos alimentos e
bebidas por nós consumidos, e que, por este motivo, adquire as nossas preferências alimentares.
Ojijí é uma forma fornecida pela Terra, responsável pela guarda de nosso corpo físico, subsistindo, mesmo
depois da sua morte, enquanto este não for inteiramente decomposto e, em forma de pó, entregue à Terra que
forneceu toda a matéria de que foi formado.
É Ojijí que apresenta-se sob a denominação de "Egun", depois da morte do corpo físico.
O terceiro corpo é denominado "Emi". Seria também um protótipo criado em plano superior de existência e
que serviria de projeto de nosso corpo físico. Emi é o sopro de vida que nos dá o ânimo e conseqüentemente, a
condição para viver. Seria portanto o equivalente à alma da cultura judaica-cristã. Passa também por um processo de
"morte" que ocorre algum tempo depois da morte física.
7
O quarto e mais importante componente, é "Iporí", a Essência Divina que, individualizada e desprendida de
sua Origem, habita cada um de nós. Iporí teria por sede a cabeça (Ori) e, ao encarnar num novo indivíduo, perde a
consciência de sua origem divina, de seus atributos e qualidades, embotado que fica pela queda e aprisionamento na
matéria.