ORI MI O
SE RERE FUN MI!
MEU ORi
SE ALEGRE COMIGO!
É Orí do homem que traz alívio. Yorùbá A relação Orí como um dos deuses em seu panteão. Na verdade, em certo sentido, Orí pode ser considerado como o maior de todos os deus. Orí de cada homem é considerado como seu deus pessoal, que é esperado para estar mais interessados em seus assuntos pessoais do que os outros deuses que são considerados como pertencentes a todos. Como um deus, Orí é adorado e propiciada por iorubá. Há muitas referências à propiciação de Orí no ÷ «÷ Ifá, por exemplo:
Iku, Arun, ofo, Egba, E «e,
Gbogbo Waen ní Nyo Örúnmìlàá WO.
Ganhou NWI pé æjô kan
Ñi àwæn ó pa á.
Ni Orunmilá bá GbE oke Ìpöríí rë couve.
Os iorubás têm uma forte crença na predestinação. Eles acreditam que o sucesso ou o fracasso de um
homem depende em grande medida do tipo de escolha que o homem no céu.
Algumas pessoas dizem ter escolhido uma vida de pobreza e simplicidade,
enquanto outros optaram por uma vida de riqueza e glamour. Algumas pessoas escolheram curto enquanto outros
optaram vida longa.
Esta crença em predestinação é usada para explicar o sucesso ou o fracasso
de cada homem sobre a terra. Se uma pessoa de repente se torna rico os iorubás dizem que é devido a sua
escolha predestinado no céu. A mesma coisa se diz quando uma
pessoa morre na flor da sua juventude ou se ele falhar em um esforço importante.
Segue-se, portanto, que enquanto esforço humano não pode ser descartada
para o sucesso ou o fracasso, a maior parte do que pode ser atribuída a
predestinação. Este é o significado
do provérbio Yorùbá:
A Kunle, um EDA yan,
Um bronzeado Daye,
Oju Nkan ni.
Um bronzeado Daye,
Oju Nkan ni.
Nós ajoelhou-se (no céu) e escolheu nossos destinos,
Mas quando chegou à terra,
Tornamo-nos impacientes.
Mas quando chegou à terra,
Tornamo-nos impacientes.
Predestinação entre os iorubás é conhecido por nomes diferentes. Às vezes, ela é conhecida como àyàmô (escolha) ou
IPin (partes predestinado) ou KADARA (partes divino para o homem) ou IPORI
(cabeça interior).
Seja qual for o nome pelo qual é conhecida a predestinação, ele está sempre
associado com Orí (a cabeça interior). Acredita-se que o símbolo da livre escolha é Orí (cabeça interior), que
todos receberam no céu.
Destino de um homem, isto é, seu sucesso ou fracasso na vida, depende em
grande medida do tipo de chefe que ele escolheu no céu. A crença dos Yoruba na
Orí como o símbolo da predestinação se manifesta em suas palavras, por exemplo
: "Aquele que é sábio
É sábio feito por seu Orí.
Ele, que não é sábio
Torna-se mais tolo do que um pedaço de inhame por seu Orí ".
É sábio feito por seu Orí.
Ele, que não é sábio
Torna-se mais tolo do que um pedaço de inhame por seu Orí ".
Èèyàn Fe o k'a r ÷ Ru k'a assim,
Orí ÷ Ni Ni ni í SAE.
Orí ÷ Ni Ni ni í SAE.
Outras pessoas não gostam de ver um homem aliviado de seu fardo.
É Orí do homem que traz alívio. Yorùbá A relação Orí como um dos deuses em seu panteão. Na verdade, em certo sentido, Orí pode ser considerado como o maior de todos os deus. Orí de cada homem é considerado como seu deus pessoal, que é esperado para estar mais interessados em seus assuntos pessoais do que os outros deuses que são considerados como pertencentes a todos. Como um deus, Orí é adorado e propiciada por iorubá. Há muitas referências à propiciação de Orí no ÷ «÷ Ifá, por exemplo:
Ganhou ní Bí mo bá DELE,
Kí n w ÷ WO ögáà milhas Nu ténítén:
N w'àpò àgbìrà ögáà milhas Nu nwöjö nwöjö,
N f'adì ÷ Okoko baerii milhas Apere.
Kí n w ÷ WO ögáà milhas Nu ténítén:
N w'àpò àgbìrà ögáà milhas Nu nwöjö nwöjö,
N f'adì ÷ Okoko baerii milhas Apere.
Disseram-me que, quando eu chegar em casa,
Eu deveria lavar meus sagrados palm-nozes de adivinhação com cuidado.
Eu devia era meu saco adivinhação persistentemente,
E oferecem uma galinha para o meu Orí como sacrifício.
Eu deveria lavar meus sagrados palm-nozes de adivinhação com cuidado.
Eu devia era meu saco adivinhação persistentemente,
E oferecem uma galinha para o meu Orí como sacrifício.
Orunmila é acreditado para ser o porta-voz dos outros deuses. É através dele que se conhece os desejos dos
outros deuses. Como porta-voz de
Orunmila Orí é considerado ÷ Leri-IPin (testemunho de escolha do homem do
destino). Acredita-se que
Orunmila estava presente quando cada pessoa escolheu seu destino no céu.
Não é difícil, portanto, para Orunmilá, através do sistema de adivinhação
Ifá, para dizer a todas as pessoas aqui na terra os desejos de seu ORI. Uma vez que o destino de cada pessoa que foi
decidido no céu, é considerado vital para todo homem de consultar Ifá, de
tempos em tempos para que ele possa saber o que satisfeito ou insatisfeito seu
Orí. Ao fazer isso, todo
homem seria capaz de trilhar o caminho já traçado para ele no céu, sem rodeios.
Este é exatamente por isso que os iorubás acreditam em Ifá adivinhação como
um fator importante na vida de cada pessoa. Modo geral, portanto, pode-se dizer
que quando uma pessoa vai consultar Ifá tudo o que ele está fazendo é descobrir
os desejos de seu ORI. Ifá é apenas um bocal, um intermediário entre o investigador e seu Orí. Ifá leva a mensagem de Orí e os deuses para o
suplicante e carrega os sacrifícios feitos por este último para Orí e os deuses.
O papel dos deuses é ajudar Orí em liderar qualquer pessoa a seu destino na
vida. Seja qual for Orí de
um homem recusou-se a aprovar não pode ser concedido por qualquer outro deus.
Os deuses têm já a sua própria Orí dirigir sua vida diária. Como seres humanos, os deuses sabem os desejos de
seu Orí consultando Ifá. Orunmilá se consultou seus instrumentos de adivinhação Ifá, a fim de
descobrir o desejado de seu Orí.
Iku, Arun, ofo, Egba, E «e,
Gbogbo Waen ní Nyo Örúnmìlàá WO.
Ganhou NWI pé æjô kan
Ñi àwæn ó pa á.
Ni Orunmilá bá GbE oke Ìpöríí rë couve.
Morte, doença, perda, paralisia e Maldade
Estavam todos olhando para Orunmila
Eles disseram que um dia
Eles iriam matá-lo.
Orunmila então largou o instrumento de adivinhação pronto para consultar o seu Orí.
Estavam todos olhando para Orunmila
Eles disseram que um dia
Eles iriam matá-lo.
Orunmila então largou o instrumento de adivinhação pronto para consultar o seu Orí.
Antes de ir para os atributos do Orisa, eu sinto que
é muito importante para discutir "Ori" primeiro, porque
"Ori" é o nosso principal apoio, enquanto aqui no Aye (Terra). Mesmo
o Irunmole e Orisa dependia de sua Ori para realizar suas tarefas e atribuições.
Ori é o nosso principal apoio e guia enquanto aqui em Sim, ainda Ori não é um Orisa; Ori é a sua própria entidade que é composta de seu próprio destino e caráter, que é o seu espírito, a sua própria cabeça (física e espiritual). É o que nos permite fazer escolhas através de nossa própria vontade. Ori é também ligado / combinado com o nosso duplo espiritual conhecido como "Enikeji". Nosso Enikeji é que parte de nós que permanece em Iwonron para nos lembrar de nossa destino escolhido eo que deve e não deve fazer enquanto aqui no Aye. É que pouca voz na nossa cabeça a dizer-nos o que é melhor para nós.
Ori deve ser adorado em primeiro lugar e antes de qualquer Irunmole e Orisa porque todos os pensamentos começar dentro de nossas próprias mentes / cabeças e se nossas cabeças estão focados, em seguida, assim que nossas vidas. O Irunmole e Orisa estão lá para os tempos de nossas cabeças se destaquem.
Ori é o nosso principal apoio e guia enquanto aqui em Sim, ainda Ori não é um Orisa; Ori é a sua própria entidade que é composta de seu próprio destino e caráter, que é o seu espírito, a sua própria cabeça (física e espiritual). É o que nos permite fazer escolhas através de nossa própria vontade. Ori é também ligado / combinado com o nosso duplo espiritual conhecido como "Enikeji". Nosso Enikeji é que parte de nós que permanece em Iwonron para nos lembrar de nossa destino escolhido eo que deve e não deve fazer enquanto aqui no Aye. É que pouca voz na nossa cabeça a dizer-nos o que é melhor para nós.
Ori deve ser adorado em primeiro lugar e antes de qualquer Irunmole e Orisa porque todos os pensamentos começar dentro de nossas próprias mentes / cabeças e se nossas cabeças estão focados, em seguida, assim que nossas vidas. O Irunmole e Orisa estão lá para os tempos de nossas cabeças se destaquem.
Basicamente, quando não
estamos pensando corretamente. Portanto, antes de procurar a assistência de qualquer
dos Irunmole ou Orisa devemos usar nossa própria cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário