CULTURA AFRICANA TRADIÇÃODE RELIGIÃO


Por favor, deixe seu comentario em nosso Blogger.
ADD MY FACEBOOKk PAGE: https://www.facebook.com/groups/395155787523498/
DearWe work with divination, all spells, protection spells, all purposes.Contact us by e-mail:CULTURAYORUBA3@GMAIL.COM

segunda-feira, 2 de abril de 2012

ADAMU ORISA EYO


                                       Adamu Orisa  eyo  festival


Este é talvez o mais famoso festival cultural no estado de Lagos. O festival foi encenado pela primeira vez em 1854 em honra do Late Oba Akitoye de Lagos.
 vestidos esvoaçantes que cobrem a cabeça e os pés. Um Eyo usa capacete chamado de "Aga", mas com cores diferentes para significar que um grupo especial Eyo usa. Eyo geralmente carrega uma barra chamada Opanbata  que é feito de palma frondes. A vara é normalmente decorado com inscrições artísticas para dar a sua singularidade e beleza. Opanbata são normalmente utilizados por Eyo para cumprimentar-se, os anciãos e ao mesmo tempo em bater os infratores ou assediar os seus amigos. A natureza, cor e costumes da Aga são diiferent de um chefe para o outro, porque há diferentes grupos a que pertencem todos Eyo. Estes grupos são Adimu, Oniko, Okolaba, Ologede e Agere. Há Eyo real como Olorogun, Aromire, Oloto, BAjulaye, Akitoye, Eletu-Odibo, Onilegbale, Onitana, Ogunmode, Onisemo, Ashogbon, Oluwa, Jakande, Eti, e Oshodi entre outros. Cada grupo de Eyo é facilmente identificado pela natureza do seu Aga.
Opanbata tempo. a dança Agbodo e uma performance ritual pelo chefe Eletu-Odibo marcando o início do festival Eyo. A música principal do show de Korogun, consistindo de Iya-Ilu, Dois tambores Omele, Konkolo e gongo. e outros equipamentos musicais que acompanham. o Eyo como eles se movem em torno da rua de Lagos, durante o festival. Isso também envolve divertimentos, festas e dançando. No entanto, existem regras básicas a serem respeitadas pelo público durante o festival Adamu-Orisa, em observação e Eyo, deve-se retirar o sapato, tie-cabeça, boné, os cigarros e tubos devem ser repudiado.
O significado cultural da Eyo festival é o seu uso nas cerimónias fúnebres da morte de um rei ou um chefe e uma necessidade de a coroação de um novo chefe ou rei. Não é de admirar, que no passado, um novo Lagos Oba deve por uma questão de necessidade realizavam rituais através do festival Eyo para apaziguar seu predecessor morto para o sucesso de sua gestão própria, e cuja avaria pode ser desastroso reinado. Reinado. Após o jogo Eyo, é a crença do povo de Lagos que o festival tem carrinho longe morte, doença e pobreza, enquanto uma vida longa e prosperidade foi restaurado para a terra.









Nenhum comentário: