segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Ancestrais - Egungun- Orisa

Ancestrais - Egungun- Orisa
Um dia um homem foi a um Babalawo" com a finalidade de descobrir o que fazer, para tornar sua vida melhor.
Ele foi aconselhado a dar oferenda a seus antepassados, para que eles olhassem para ele com os olhos abençoados.
Ele fez o que foi dito e recebeu a bênção de seus antepassados. "Culto Ancestral é uma das melhores receitas que você pode prescrever para qualquer um, porque, com a ajuda dos antepassados ele / ela vai ser capaz de encontrar soluções para os seus / suas problemas".
Nossa conexão com os nossos antepassados é tão íntima, que na tradição Yoruba, os mortos são enterrados em casa e não no cemitério. Dessa forma, eles podem desejar seus antepassados bom dia todas as manhãs e boa noite a cada noite. Eles podem sentar-se sobre o túmulo dos antepassados, chorar ou rir lá, como a morte não nos separa da vida. A morte é apenas uma passagem para outra vida.
Portanto, se amamos alguém, dizemos Odabo - o que significa: em breve. Para nós, a morte não define um fim a qualquer coisa. A morte é apenas um novo começo, a possibilidade de nascer de novo. Há para os tipos de ancestrais: a fêmea e os ancestrais do sexo masculino "Egungun \ Gelede".
A Morte em Yoruba é chamada "IKU". A palavra "KU" significa "morrer". A morte é um processo de invasão de um mundo para o outro.
Se você não reconhecer a existência da morte, é impossível reconhecer o processo da vida.
no culto Yoruba, a morte está sendo comemorado e não lamentada.
O povo Yoruba tem O "Egungun" Como Orisa, Assim foi criado por Olodumare para Auxiliar\Beneficiar o Ser humano na terra, como qualquer outra divindade.
Em diáspora as pessoas tem o costume de Demonizar a Divindade Egungun, Criando mitos, e desqualificando.
Fonte\ Referencia: Estudos de historia yoruba- Instituição centro Cultural yoruba (Ijo Orunmila)
Elaboração:Baba Robson Ifáwole Aládà Méjì

Nenhum comentário:

Postar um comentário