CULTURA AFRICANA TRADIÇÃODE RELIGIÃO


Por favor, deixe seu comentario em nosso Blogger.
ADD MY FACEBOOKk PAGE: https://www.facebook.com/groups/395155787523498/
DearWe work with divination, all spells, protection spells, all purposes.Contact us by e-mail:CULTURAYORUBA3@GMAIL.COM

quinta-feira, 17 de abril de 2014

DESENVOLVENDO IFA

Em novembro de 2005, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura) proclamou Ifá como um dos 86 tradições do mundo a ser consideradas como obras-primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. UNESCO, em seguida, ordenou a todas as nações e povos do mundo para dar o seu apoio inabalável a essas tradições, para que eles não iriam perecer.

O Instituto do Patrimônio Ifá é uma instituição pós-secundária em Oyo Town, estado de Oyo, na Nigéria, patrocinado em parte pela UNESCO e aprovada pelo Governo Federal da Nigéria. O objetivo do Instituto é a preservação e propagação de Ifá como um corpo Africano indígena do conhecimento dentro das configurações de um sistema educacional moderno e contemporâneo.

Nos últimos três anos, o Instituto do Patrimônio Ifá tem desenvolvido programas de Ifa e outros aspectos da cultura Yoruba, e ensinou esses programas com sucesso para três conjuntos de alunos, dois conjuntos de que já se formaram


 1.Department de Estudos Ifá A vastidão do conhecimento contido dentro do sistema de adivinhação Ifa é quase incompreensível. Neste departamento, os alunos serão ensinados os rudimentos de Ifá adivinhação, concentrando-se especialmente no canto e interpretação de histórias Ifá. Nós gostaríamos de preservar a oralidade de Ifá; portanto, o foco principal da Faculdade de Estudos Ifa é a memorização oral de Ifá versos literários ea interpretação do mesmo. Há 256 Odù de Ifá. Cada Odù contém 800 histórias, produzindo um total de 204.800 histórias que tratam de diferentes aspectos da mitologia iorubá, história, medicina, filosofia e outras idéias. Cada Odù pode ser considerado como um "livro" oral ou não escrita deste compêndio do conhecimento. Os alunos irão aprender versos de cada um dos 256 Odu, seus significados e aplicação prática.

2.Department de Línguas As línguas a serem ensinadas neste departamento são Yoruba, Inglês, Espanhol, Português e Francês. Este departamento vai se concentrar em ambas as formas orais e escritas da língua iorubá para que os alunos que concluírem o programa seria capaz de falar a língua iorubá muito bem e também ser muito letrado no assunto. O idioma Inglês também não vai ser negligenciada. A necessidade de incluir Português e Espanhol é porque estas são as duas línguas que os muitos milhões de pessoas Yoruba na diáspora falam, especialmente em Cuba e no Brasil. Claro, todos nós sabemos que os nossos irmãos e irmãs em Benin e Togo República falam francês, além da língua iorubá. Inglês e Yoruba será obrigatória, e cada aluno deve escolher um dos restantes três idiomas.

3.Department de Medicina Todas as ervas no floral Yoruba e fauna são acreditados para ter sido nomeado e categorizados por Ifá e seu irmão mais novo Osanyin desde tempos muito antigos. No Departamento de Medicina, vamos dedicar a nossa atenção para o estudo das práticas médicas indígenas, terapêutica e pharmacopia. O tempo vai ser dedicado à identificação de folhas medicinais, raízes e cascas de árvores, a preparação e administração de diferentes formas de medicamentos e como diagnosticar e tratar doenças na forma Africano indígena. O Ààreèsègùn, chefe Medicine Man eleito por toda a comunidade de curandeiros indígenas, irá desempenhar o papel principal neste departamento.

4.Department de Artes Cênicas do Departamento de Artes Cênicas vamos ensinar a música ea dança associada a Ifá na África Ocidental e na Diáspora Africano, como a música bata, música dundun e música feita a partir de gongos de ferro chamado agogô, o que é o passo de dança mais favorito dos Babalawos e Iyanifas. A formação teórica será complementada por apresentações ao vivo reais e instrução fornecidos por especialistas locais nas respectivas artes.

5.Department de Tecnologia Indígena Neste departamento, que incidirá sobre os mecanismos, máquinas, ferramentas e materiais necessários para a produção de beadworks, obras de metal / serralheria, cabaça-escultura, preparação de índigo matérias corantes e outros produtos têxteis indígenas . A tecnologia informática e design também será uma parte importante dos currículos.






 Professor Wande Abimbola é presidente e fundador do Instituto do Patrimônio Ifá. Ele serviu como vice-chanceler (Presidente), da Universidade de Ife (agora Obafemi Awolowo University)





 Wande Abimbola
O Babalawo respeitado um discurso na Conferência Mundial de Religiosos no Vaticano.


 Nascido na cidade histórica de Oyo, o aWise vem de uma longa linhagem de portadores da tradição. Seu falecido pai, Abimbola Iroko, um veterano da I Guerra Mundial e um caçador de renome cujas façanhas valente ainda estão sendo comemorado pelos artistas IJALA, foi o Asipade (Líder da Comunidade Ogun) de Oyo, até sua morte em 1971. Sua falecida mãe, Sangodayo Ifagbemisola Awele, um sumo sacerdote de Sango, viveu mentalmente e fisicamente bem até que ela partiu da Terra em 1987 com a idade de 109.
Wande Abimbola recebeu seu primeiro diploma em História pela University College, Ibadan, em 1963, quando era uma faculdade da Universidade de Londres. Ele recebeu o grau de Mestre em Lingüística pela Universidade Northwestern, Illinois, EUA, em 1966, e seu Ph.D. em iorubá Literatura em 1970 pela Universidade de Lagos. Ele se tornou um professor cheio de Línguas e Literaturas Africanas da Universidade de Ife, em 1976.

Formação acadêmica do aWise está muito enraizado na tradição oral. Ele era um aprendiz em Ifa cânticos e rituais antes de começar a educação formal na idade de 12. The aWise Agbaye ensinado em três universidades nigerianas, nomeadamente a Universidade de Ibadan 1963-65, Universidade de Lagos 1966-72, e da Universidade de Ife 1972-91. Ele também ensinou em várias universidades nos EUA, incluindo a Universidade de Indiana, Amherst College, Universidade de Harvard, da Universidade de Boston, Universidade de Colgate, e da Universidade de Louisville.


 Livros (autor e editor)

Wande Abimbola, Ifa repararão nosso mundo quebrado (AIM Livros, Boston, 1997).
Wande Abimbola, Ifa Adivinhação Poesia (NOK Publishers, New York, 1977).
Wande Abimbola, Ifa: Uma Exposição de Ifa Literary Corpus (Oxford University Press, Ibadan, 1977).
Wande Abimbola, awon Oju Odu Mereerindinlogun (University Press Limited, Ibadan, 1977).
Wande Abimbola, Dezesseis Grandes Poemas de Ifá (UNESCO, Niamey, 1975).
Wande Abimbola (ed), Yoruba Tradição Oral (University Press Limited, Ibadan, 1975).
Wande Abimbola, (ED) Yoruba Idioms (Pilgrim Livros, Lagos, 1969).
Wande Abimbola, Ijinle Ohun Enu Se, Apa Keji (Collins, Glasgow, 1969; reimpresso, University Press Limited, Ibadan, 1976 e 2006.)
Wande Abimbola, Ijinle Ohun Enu Ifa Apa Kini (Collins, Glasgow, 1968; reimpresso, University Press Limited, Ibadan, 2006).
Artigos de revistas e capítulos de livros
Wande Abimbola, "Religião, Ordem Mundial e Paz: uma Perspectiva Africano Indígena", em Crosscurrents, Religião e as Nações Unidas, vol. 60, Issue 3, 2010, (pp. 307-309).
Wande Abimbola, "Mestre Didi, Alapini, eo Futuro da Afro-Atlântico Civilização", em Criatividade Amago Das Diversidades Culturais: A Estética do Sagrado, Juana Elbein Santos (ed.), Communitatis Mundi / SECNEB, Salvador, Bahia, 2010.
Wande Abimbola, "A Bag of Wisdom: Osun e as origens da Ifa Adivinhação", em Osun através das águas, J. Murphy e M. Sanford (ed.), Indiana University Press, Bloomington, Indiana, 2001.
Wande Abimbola, "A contribuição da África Antiga para Religiosa, Literárias e Pensamento Filosófico: O Ifa Adivinhação Corpus da África Ocidental como um Estudo de Caso", Palestra Inaugural, da Universidade de Boston, Boston, Novembro de 1997.
Wande Abimbola, "Imagens de Mulheres no Ifa Literary Corpus", em Queens, Rainha das Mães, Sacerdotisas e Poder: estudos de caso em Sexo Africano, Flora ES Kaplan (ed.), Anais da New York Academy of Sciences, vol. 8, 1997, (pp. 401-413).
Wande Abimbola ", Ifa: Um Sistema Oeste Africano Cosmológica", Religião em África: experiência e expressão, Thomas D. Blakey, et. ai. (Eds.), James Currey, Londres e Heinemann, Portsmouth, vol. 4, Série de Monografias do David M. Kennedy Center for International Studies, 1994 (pp. 100-117).
Wande Abimbola ", Lagbayi, o Itinerante Woodcarver de Ojowon," The Artist Yoruba, Rowland Abiodun et. ai. (Eds.), Smithsonian Institution Press, Washington e Londres, 1994 (pp.137-142).
Wande Abimbola, "Sigilo e Objetividade na Metodologia de Ifá adivinhação", (com Barry Hallen), em Segredo: Arte Africano que esconde e Reaveals, Museu de Arte Africano, New York, 1993.
Wande Abimbola, "descolonizar Africano Pensamento", na Tradição e Desenvolvimento em África Hoje, Introdução à Cultura Africano: 8, UNESCO, Paris, 1990, (pp. 15-22); reimpresso 2004 e 2006.
Wande Abimbola, "The Concept of Destiny em Religião Tradicional Africano", Ogun Fórum Estadual de Serviço Público, Abeokuta, Nigéria, de março de 1988.
Wande Abimbola, "Unificação das Religiões do Mundo: The View Point Africano", em Ensaios em Honra de SC Kim, Andrew Wilson (ed.), The Edwin Mellen Press, Lewinton e Queenston, EUA, 1987.
Wande Abimbola, "Uma Avaliação de Sistemas de africanos do Pensamento", as artes e Civilização do preto e africanos Povos, vol. 2, Black Civilização e Filosofia, Terceiro Press International, Lagos, na Nigéria, 1986, (pp. 11-30).
Wande Abimbola, "A noção de sacrifício em iorubá Religion", em Restauração do Reino, Dean Williams Ferm (ed.), Paragon House, New York, 1984.
Wande Abimbola, "A contribuição da diáspora Blacks para o Desenvolvimento e Preservação da Religião Tradicional Africano nas Américas", em culturas Africaines, Documentos de la Reunion d'Experts sur les aportes culturas des Noirs de La Diaspora a l'Afrique, (UNESCO ), 1983 (pp. 79-89).
Wande Abimbola, "Notas sobre Coleta, Transcrição, Tradução e Análise da Literatura Oral Yoruba", Yoruba Língua e Literatura, A. Afolayan (ed.), UPL, Ibadan, 1982.
Wande Abimbola ", duas linhagens de Yoruba entalhadores: Evidências da Literatura Oral em Artes Visuais da África", o papel dos afro-americano Folclore no Ensino das Artes e Humanidades, AL Seward (ed.), Indiana University Press, Bloomington, IN, 1978, (pp. 283-293).
Wande Abimbola "iorubá tradicional religião", contemplação e ação em Religiões do Mundo, Yusuf Ibish e Ileana Marculescu (ed.), University of Washington Press, Seattle e Londres, 1978 (pp. 218-243).
Wande Abimbola, "The Study of Yoruba Literatura", aula inaugural, Série 24, da Universidade de Ife, Ile-Ife, 1977.
Wande Abimbola, "O Sistema de adivinhação Ifa", Nigéria Magazine: Especial Festac Edition, n º s 122-123, Lagos, 1977.
Wande Abimbola, "O Pensamento Sistema Yoruba", The Theosophist, vol. 38, n. 8-9, maio e junho de 1977, Adyar Madras, Índia, (pp. 54-61, 83-90).
Wande Abimbola "iorubá tradicional Religião no Brasil: Problemas e Perspectivas", Actes du Congresso Internacional Des Americanistes, Paris, 1976 (pp. 620-639).
Wande Abimbola ", Elision Consoante em iorubá" (com Olasope Oyelaran), Estudos da Linguagem da África 16, 1975 (pp. 37-60).
Wande Abimbola ", Iwapele: O Conceito Iorubá de bom caráter" em iorubá Literatura Oral, Wande Abimbola (ed.), Universidade de Ibadan Press, Ibadan, 1975.
Wande Abimbola, "O Conceito Yoruba da Personalidade Humana", em La Notion de Personne en Afrique Noir, CNRS, Paris, 1073, (pp. 41-62).
Wande Abimbola, "a literatura do Ifa Cult", Fontes de Yoruba História, SO Biobaku (ed.), Oxford Universty Press, Ibadan, 1973 (pp. 41-62).
Wande Abimbola ", Ifa adivinhação Poemas e da vinda do Islã para Yorubaland", Revista Pan-Africano, iv / 4, Nova Iorque, 1972.
Wande Abimbola, "Repetition estilística em Ifa Adivinhação Poesia", Lagos Notas e Registros, 3/1, 1971, (pp. 38-53).
Wande Abimbola ", Yoruba poesia oral", Introdução à Literatura nigeriano, Bruce King (ed.), Evans, Ibadan, 1971 (pp. 12-23).
Wande Abimbola, "Burial of the Dead Entre os iorubás", Anais do Seminário de Estudos Africano equipe da Universidade de Lagos, 1970, (pp. 98-144).
Wande Abimbola: "Um capítulo da Segunda Odu de Ifá", Orfeu Negro, 2/2, 1969 (pp.7-12).
Wande Abimbola ", Ifa como um corpo de conhecimento e como uma disciplina acadêmica", Lagos Notas e Registros, 2/2, 1968 (pp. 30-40).
Wande Abimbola ", Ifa adivinhação Poemas como fontes de evidência histórica", Lagos Notas e Registros, 1/1, de junho de 1970, (pp.11-20).
Wande Abimbola, "O Ese de Ifá", Notas africanos, 2/3, Instituto de Estudos Africanos da Universidade de Ibadan, Ibadan, 1965 (pp.12-17).
Wande Abimbola, "O lugar de Ifá em iorubá tradicional religião", Notas africanos, 2/2, de janeiro de 1965.
Wande Abimbola, "As Ruínas de Oyo Divisão", observa africanos, 2/1, de outubro de 1964.
Wande Abimbola, "O Odu de Ifá", Notas africanas, 1/3 de 1964, (pp.6-12).