segunda-feira, 28 de abril de 2014

Igunnuko:Cultural na Comunidade de Lagos







Igunnuko culto é um culto de Tapa de Pategi no estado do Níger da Nigéria. Foi trazida para baixo para Lagos por Yaisa Ayani, o bisavô de Aleje em 1805. Pessoas de Yaisa Ayani viram o que outras tribos faziam com seus próprios cultos durante um festival... e isto motivou-os a exercer pressão sobre o homem de ir e levar seu próprio culto, que é usado não somente para apresentações do festivais, mas também para apaziguar os deuses. Uma performance ritual é feita quando pressentem que um surto de alguma doença ou guerra está se aproximando.
Em 1814 Yaisa Ayani foi para sua cidade natal no estado de Pategi, Níger e trouxe o culto de Igunnuko para Lagos. Ele fixou-se primeiro em Odo-Oba (Oju-Oto), sua residência. Ele comprou alguns ingredientes com que alguns rituais foram realizadas; foi após esses rituais que começou a sair.
Mais tarde quando este lugar não pode acomodá-los novamente, Yaisa Ayani fui chefe Oshodi Tapa, um homem de Nupe e um chefe de guerra importante em Lagos, de recorrer a ele para dar-lhe um lugar para ser usado como 'Ibasoshi' Igbo-Igunnu qual chefe Oshodi Tapa com alegria deu a ele e que é conhecido como "IGBO-IGUNNU EPETEDO" até hoje. Foi deste lugar que Igunnuko culto espalhado por todo o dia moderno estado de Lagos. Este lugar também é conhecido como a origem de Igunnuko no estado de Lagos. De acordo com o chefe Sr. ª Ige Adubi Ayinde, tradicionalista (Aluwo de terra linda oliveira) e Sr. Sulaimon Ayinde (Maaji de linda oliveira Land), (chefe do culto Igunnuko) na área de Governo Local linda oliveira de Lagos, diz que o festival é realizado entre outubro e novembro de cada ano, e o festival dura quatorze dias. Quando é hora para o festival ou uma ocasião pede sua performance ritual, uma performance ritual é feita primeiro para o tambor de pote antes que alguém bate-lo.
Para realizar o festival ou cerimônia ritual, a seguir é necessária: – um cabra nativa, pato, pombo, caracol, galinha, galo, tartaruga preta, lã de algodão, cabaça, kolanut, kolanut amargo, vinho nativo, bebida quente, três metros de pano branco e alguns outros itens úteis. O festival começa quando todos estes estão prontos. Os homens jovens e velhos (sozinhos) vai para arrancar uma árvore viva. Isso é chamado de 'kuso' e quando eles estão voltando de kuso, qualquer lugar que árvores são arrastadas ou passadas com significa muito.
Quando o festival, os bailes de máscaras de Igunnuko são vistos. O Igunnuko vestidos de vestes e passeios em pernas de pau; é uma figura muito alta e é também um culto secreto, usado para caçar bruxas. Ela desfila pelas ruas e visitas a pessoas importantes. Na mira de um Igunnuko deve-se remover o chapéu e sapatos. A forma alta, graciosa dos bailes de máscaras, sua habilidade de telescópio em tudo em qualquer altura e seu outra incrível demonstração de agilidade, apesar de sua altura, fazer estes bailes de máscaras e seu desempenho uma vista fascinante.Isso era tudo o que teve lugar na comunidade.









Nenhum comentário: