CULTURA AFRICANA TRADIÇÃODE RELIGIÃO


Por favor, deixe seu comentário em nosso Blogger.
LEAVE YOUR COMMENT, PLEASE
ADD MY FACEBOOKk PAGE: https://www.facebook.com/groups/395155787523498/

Dear we work

with questions of divination, spells, protection spells,

Union, work, all-purpose. Working for prosperity, Employment, union. Contact us. e-mail:CULTURAYORUBA3@GMAIL.COM

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

ORISÁ DIVINDADES



As divindades ou deuses adorados na religião yoruba são chamados orisás. Todos os orishas são emanações diretas e representativas de Olodumare, que criou a Terra e a povou com eles para ajudar e supervisionar a humanidade. Os orishas servem de mediadores com o cosmos e são os maiores meios de comunicação com o Ser Supremo.

inglêsThe deities or gods worshiped in the Yoruba religion are called Oris. All the orishas are direct emanations and representing Olodumare, who created the earth and povou with them to help supervise and humanity. The orishas mediate with the cosmos and are the major means of communication with the Supreme Being.
______________________





Cada divindade está relacionada com algum aspecto da natureza, bem como está encarregada de algum elemento da existência humana. Os orishas podem representar todas as virtudes e qualidades, são quase humanos em suas características e maneiras. São celestiais e terrenais a um só tempo. Alguns orisá são categorizados como serenos, calmos ou plácidos em seu caráter e relacionamento com a humanidade. Outros, tendem a ser muito humanos: esquentados, excêntricos, ou erráticos, às vezes gentis, racionais, cuidadosos e generosos em outras.
O número exato de orishas adorados pelos iorubas é difícil de calcular. Estima-se o número de 401, contudo, esta quantidade conduz à especulação. há séries de orisás que são reconhecidas e adoradas por todos os seguidores da religião ioruba, e há alguns orisá que são conhecidos e adorados somente em determinadas em cidades ou aldeias. No Novo Mundo, as divindades mais conhecidas mostraram-se capazes de conservar seus seguidores, ao passo que os orisá regionais que fizeram sentir sua presença numa escala menor, terminaram por se perder ou perderam os padrões de adoração empregados em seu culto.

Há duas categorias principais de orisás aqueles existentes desde tempo imemorial, que para a presente finalidade denominaremos “celestiais”, e aqueles orisás que foram pessoas efetivamente existentes ou heróis históricos divinizados, elevados ao status de orisás após suas mortes e que ora serão catalogados como orisàs

Os orishas possuem gostos e aversões. Cada um tem preferência por determinadas cores, utilizadas em seu culto e em seus atributos. Colares de contas (eleké) e demais paramentos que lhe estão relacionados, devem ser elaborados em conformidade a este código. Cada orisá também tem preferências com relação aos animais que lhe são sacrificados e alguns possuem tabus alimentares e comportamentais que os seguidores frisam em jamais violar por temor a incorrer em alguma ofensa à divindade. Cada orisá, também tem um número relacionado com seu culto, que serve para determinar a quantidade de ítens que comporão as oferendas propiciadas por seus devotos. Alguns requerem códigos particulares de vestimenta, moderação no falar, proibição do uso de linguagem vulgar em sua presença ou tabus a certos lugares, ao intercurso sexual ou à promiscuidade.

2 comentários:

Luis disse...

Que os DEUSES lhe de cada vez mais sabedoria em nossa religião.

Jorge disse...

Ogunhê!!!!
é vendo essa foto lembro que esta chegando minha primeira obrigação asé que nosso pai ogun le ilumine!!!!