CULTURA AFRICANA TRADIÇÃODE RELIGIÃO


Por favor, deixe seu comentário em nosso Blogger.
LEAVE YOUR COMMENT, PLEASE
ADD MY FACEBOOKk PAGE: https://www.facebook.com/groups/395155787523498/

Dear we work

with questions of divination, spells, protection spells,

Union, work, all-purpose. Working for prosperity, Employment, union. Contact us. e-mail:CULTURAYORUBA3@GMAIL.COM

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

IFA / ORUNMILA







Ifa serve para várias funções na vida de um ser humano, mas sua função principal é fornecer os seres humanos com acesso directo a Olodumare, que está no comando de seus destinos. Adivinhação Ifa pode dar dicas sobre o que o destino pode ser, o que a alma, guardião, ancestral, é qual divindade deve-se adorar, o que sacrifícios são necessários para melhorar seu destino, e que medicamentos são necessários

 Orisa da adivinhação, responsável pelo oráculo Ifá, sistema muitas vezes confundido com o próprio orisa. Ifá, como sistema profético, possivelmente seja o mais completo e acurado sistema divinatório empregado na África Ocidental. A origem do sistema, de acordo com alguns sacerdotes, não é inteiramente ioruba. Nota que Orúnmilá é a única divindade ioruba não representada por pedras. Este elemento adiciona ênfase à possível origem de Ifá nas áreas desérticas..
Os sacerdotes de Orúnmilá são conhecidos por Babalawos — pais do segredo (ou dos mistérios). Sacerdotes e devotos deste orisa usam em seus pulsos esquerdos um bracelete feito de contas verdes e amarelas, verdes e maron, chamado “ide’fá”. O ide’fá possui poder para proteger seu portador contra a maldade e a morte inesperada. Muitos seguidores da religião usam este bracelete com o propósito de a morte não tomá-los da Terra para o Céu até que o destino decida que já é tempo para tanto.
Na Iorubalândia, bem como em Cuba, sacerdotes e devotos nunca tomam decisões importantes sem antes consultar os oráculos. Ainda não sendo o único oráculo, Ifá é um meio que guia a vida diária e o comportamento de muitos, proporcionando fé e esperança necessárias para tolerar e se resignar frente às muitas provas de resistência da vida.
Orúnmilá é personificado e representado pelo ikín — a noz do fruto do dendezeiro — sendo este um dos principais instrumentos utilizados na adivinhação de Ifá. O opón Ifá ou até, o tabuleiro oracular, também é uma ferramenta largamente empregada por Orúnmilá, jamais faz com que seus devotos entrem em transe, assim como tampouco possui qualidades.


Um comentário:

ogunda kete, ifá orí disse...

IBORU IBOIA IBOSESE !!! ... ASÉ Ó, MEU AFILHADO !!!