CULTURA AFRICANA TRADIÇÃODE RELIGIÃO


Por favor, deixe seu comentario em nosso Blogger.
ADD MY FACEBOOKk PAGE: https://www.facebook.com/groups/395155787523498/
DearWe work with divination, all spells, protection spells, all purposes.Contact us by e-mail:CULTURAYORUBA3@GMAIL.COM

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O GELE NIGERIANO


                 Uma das características mais marcantes da vestimenta yorubá tradicional é o "gele"


O Yoruba são um dos maiores grupos etno-linguísticos ou étnicos na África Ocidental. A maioria dos iorubás falam a líng
ua iorubá e são encontrados na Nigéria, que constituem cerca de 21 por cento de sua população total, e cerca de 30 milhões de indivíduos em todo África Ocidental.

 


Roupa das mulheres tradicionais Yoruba consiste em quatro partes: a Buba (uma blusa como a camisa), o iro (saia), o gele (pano de cabeça ), eo ipele ou iborun (xale ou faixa do ombro). Aso oke é uma mão apareceu pano tecido pelo povo Yoruba e é tradicionalmente usado para fazer o conjunto, embora em tempos mais recentes, organza, tafetá, damasco e os laços têm sido utilizados. Tecidos duros são preferidas, pelo menos para o gele, de modo que ele mantém moldar ao longo do dia. O gele é enrolado em torno da cabeça, mas ao contrário envolve a maioria na cabeça que fiquem retos sobre o contorno da cabeça, o gele é manipulado para ficar longe da cabeça, criando um capacete enorme.

Com o tempo e com mais riqueza se tornar disponível para os plebeus (contra a realeza), o tamanho ea qualidade da mão de obra e fabricação no gele passou a ser um poderoso símbolo de status de uma mulher sócio-econômico. Uma mulher vestindo uma gele é perceptível à distância e outros tem que estar ciente dos seus movimentos ao seu redor, para não ser atingido no rosto com uma cabeça rotativa. A majestade do cocar é evidente na maneira como o usuário carrega a si mesma. Ela é mais alta, mais orgulhoso e pronto.




Nenhum comentário: