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quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ORISA





    ORISA OGUN, ROBSON ALÁDÀ MÉJÌ

O número de orisa adorado pelos iorubá é muito grande,"401" mas eles variam em importância daqueles adorado por apenas um único grupo descida em uma única cidade para aqueles cujo culto é encontrado em toda a área. A sua natureza e as origens são variadas. Alguns são personificações de recursos naturais, tais como montanhas ou rios, ou de forças naturais. Outros são heróis divinizada dados atributos cósmicos, como Sango, a divindade do trovão e Oyo, por tradição, uma Alafin cedo. As divindades importantes levam hierarquias de menores com características semelhantes, símbolos e funções. Os "duros" orisa são liderados por Ogum, divindade da caça de ferro, e de guerra, enquanto a benigna 'branco' orisa, particularmente importante para as mulheres, são liderados por Orisanla, o criador iorubá. Os paralelos entre estas hierarquias e do sistema político Yoruba são óbvias.

O orisa importante em uma cidade iorubá têm seus santuários e sacerdotes com o seu vestido distintivo e insígnia. Cada orisa tem suas favoritas ofertas de sacrifício, e seus seguidores observar um conjunto distinto de tabus alimentares. O mesmo simbolismo básico muitas vezes permeia todos os aspectos do ritual. Os seguidores de Orisanla usar pano branco, e as ofertas habituais são também de branco, como inhame cozidos ou caracóis cozidos em manteiga de karité. Cada culto tem seus próprios rituais, música, literatura oral, danças e técnicas de adivinhação. Para seus seguidores, o orisa levar os benefícios da saúde, riqueza e filhos, mas punir a negligência, a impiedade ea quebra de tabus.

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